25 março 2006

Pedro Correia - Artista Plástico

"Símbiose" - Esta pintura é de Pedro Correia, meu amigo há uns 20 anos... faço aqui uma homenagem à sua pintura e promovo ainda o seu site - www.pedro-correia.com - onde podem ver esta entre outras do seu portfolio. O Pedro foi sempre um autodidacta, e o gosto pela pintura e criação das suas próprias peças decorativas, fez com que se dedicasse mais à pintura com técnicas mistas. Pessoa simples e aventureira, o gosto pelas viagens levou-o a viver e a conhecer as diferenças entre culturas modernas e tradicionais. Quando digo simples, lembra-me as vezes em que o visitava na sua 1ª casa de Paço d'Arcos, do chá de Camomila e da Gelatina (normalmente amarela) que tinha para oferecer às visitas (era a única coisa que tinha em casa, homem só, etc), e ainda do 2CV de 1959 que pintámos, com portas a abrir ao contrário e a boa da manta que ía sempre connosco quando saíamos à noite! É que o 2CV tinha ar "forçado"... latas velhas ;-) enfim, bons anos e praia de Carcavelos sempre. Não é amigo?

24 março 2006

IV Concurso PortoJóia Design

O concurso PORTOJÓIA Design regressa à EXPONOR de braço dado com a 17.ª Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria (de 20 a 24 de Setembro). E, não obstante o quarto aniversário, fá-lo já de… “voz grossa”! Como que querendo significar a maturidade conquistada pela iniciativa. O Tema «Jóia no Masculino» vai ditar em 2006 a criatividades dos estudantes e alunos dos cursos ligados aos sectores da joalharia, ourivesaria e design de equipamento. Na imagem, ornamento corporal da vencedora de 2005, Ema Seca Soares.

14 março 2006

Jack Johnson and Friends

Ontem foi o dia esperado... ou melhor, noite! Com o Pavilhão Atlântico esgotado, a abertura fez-se com ALO, seguido pelo Californiano Matt Costa; já se adivinhava que iria ser um grande concerto. O músico havaiano JJ, regressa a Portugal quando acaba de lançar "Sing-A-Longs & Lullabies", escrito para o filme de animação "Curious George".
Fiquei perto do palco na lateral esquerda, porque não havia qualquer hipótese de chegar mais perto! A quantidade de miúdas (leia-se - pitas) "alegres" e com boas goelas, estavam todas eufóricas por cada aparição do JJ. Bem tentei afastá-las com o flash da minha máquina, mas nem isso as fez demover... estavam ali agarradas que nem lapas, com os telemóveis em punho a apontar para o palco. Como sempre, JJ calçava o seu chinelo e t-shirt, e digam-me lá se há coisa melhor na vida...
Foi bem encaixado o momento em que JJ diz: "this song is for all the ladies..." - (Banana Pancakes), elas gritaram o mais que conseguiram. Enquanto cantava "Staple it together" misturou "Whole lotta love" dos Led Zeppelin, e o resultado foi excelente.
É de poucas palavras, mas uma das vezes que se dirigiu ao público, foi para comentar que este foi o melhor público que teve nas suas tournées (todos costumam de dizer o mesmo, fica bem, mas este parece ter sido verdadeiro). Depois de várias músicas de "On and On", "Brushfire Fairytales" e "In Between Dreams", o momento da saída foi insurdecedor. Teve de voltar ao palco como é da praxe, e cantou mais umas 5 ou 6 a solo e com companhia de Matt. Valeu! Fico à espera do próximo.

05 março 2006

Off The Wall - Tributo aos Pink Floyd

"Enquanto os Pink Floyd não regressam à estrada, dia 3 de Março, o Pavilhão Atlântico recebeu “Off The Wall – A Tribute to Pink Floyd” um espectáculo que revisita os clássicos dos Pink Floyd e que tem arrebatado plateias um pouco por todo o Mundo.
Além de impressionar pela mestria dos músicos que integram a banda (elogiados pelos próprios Pink Floyd), o concerto surpreende pela qualidade dos cenários, desenho de luz e projecções.
Mais que uma simples homenagem a um dos maiores grupos de sempre da história do rock , “Off The Wall” assume-se como uma réplica dos espectáculos dos Pink Floyd.
“Off The Wall” – A Tribute to Pink Floyd” foi criado em 2001 por Paul Barker (baixo) e Fluff (guitarra), músicos que partilhavam a paixão pelos Floyd desde a adolescência. Com Kevin Fitzpatrick nas vozes e teclas, Stella Fairhead nas vozes e guitarra e Chris Bold na bateria, estava encontrada a banda ideal para Off The Wall – cuja tarefa ciclópica é homenagear uma das bandas mais geniais de todos os tempos: os Pink Floyd.
O primeiro concerto dos "Off The Wall" decorreu num pequeno pub em Bradford. Apesar de algumas arestas por limar, a reacção do público e em especial do proprietário do pub fizeram a banda acreditar que estavam no caminho certo. Paul assumiu a posição de manager da banda, mas após várias reuniões com promotores, sem resultados, decidiu arriscar ao marcar um concerto no Halifax Piece Hall, um local ao ar livre com capacidade para 100 mil pessoas. O risco compensou e o concerto foi um enorme sucesso.
De então para cá, até os fãs mais cépticos dos Pink Floyd saem rendidos de “Off The Wall – A Tribute to Pink Floyd” e digressão ininterrupta, desde 2001, que tem levado o espectáculo aos 5 continentes, e a que têm assistido muitas crianças e adolescentes tem conquistado para os Pink Floyd novos fãs, mantendo vivo e actual o vasto legado musical da banda de David Guilmour, Roger Waters Nick Mason e Rick Wright." in RFM

Comentário: Foi um grande espectáculo! Saí com a sensação que tinham reencarnado os próprios elementos dos Pink Floyd... foi tudo ao pormenor, guitarra, teclas, bateria, baixo, vozes, etc.
O solo de voz da Stella Fairhead, levou o pavilhão ao rubro. Terminou com "Wish you were here" e imagens projectadas no painel, do grupo original. Foi um grande tributo, amor e dedicação a um grande grupo que marcou o nosso século.