29 junho 2006

Lou Rhodes

Foi ontem na Aula Magna, o concerto de Lou Rhodes (ex-Lamb), que apresentou o seu 1º álbum a solo "Beloved one". O seu ar frágil cativa e a sua voz embala, para quem estava habituado a ouvir a sua voz acompanhada de batidas electrónicas, poderá estranhar o ambiente que se viveu na sala. Deu-me a sensação de estar numa espécie de "Unplugged", pelo ambiente que quase parecia famíliar e descontraído. Um dos grandes momentos da noite, foi quando cantou os temas "Beloved one" e "Why" e não faltou "Gabriel" (dos Lamb), que foi cantado com toda a força...

27 junho 2006

Paciência de Chinês...

Não sei onde é, mas tudo me leva a crer que é na China! Não estão tão giros estes bouquets de flores? :-) nunca haveria imaginado fazer tal coisa...

21 junho 2006

Dia mais longo do ano

"Tempo de férias, calor e sol, o Verão chega hoje às 13:26, para ficar até à madrugada de 23 de Setembro, e «traz» com ele o dia mais longo do ano.
Hoje o sol nasce ainda na Primavera, às 06:12, e só vai desaparecer no Verão, às 21:05, começando os dias a diminuir já a partir de quarta-feira, até ao solstício de Inverno, a 22 Dezembro, quando os dias são os mais curtos do ano.
Esta é também a época em que a terra está mais afastada do Sol, o que à primeira vista parece um contra-senso já que a estação se caracteriza, habitualmente, por dias mais quentes.
Tudo isto se deve, como explicou à Agência Lusa o director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho, à inclinação do eixo da Terra, um fenómeno que faz com que hoje, quando começa o Verão no hemisfério Norte (o nosso), comece o Inverno na parte Sul do planeta.
E nos pontos mais afastados do equador, nos pólos, a diferença entre os dias e as noites é ainda maior. Se no pólo Norte se vive agora «o Sol da meia-noite», a Antártida está agora sob uma longa noite polar.
Ainda assim, lembra Rui Agostinho, a Terra é um planeta privilegiado, onde o seu eixo se mantém estável há milhares de milhões de anos. Urano, por exemplo, tem um eixo de rotação muito mais inclinado. E em Marte os dias e as noites são sempre iguais porque não há inclinação no eixo do planeta.
E para essa estabilidade quem mais contribui é a Lua. Segundo Rui Agostinho, sem ela a Terra sofreria maiores influências dos outros planetas do sistema solar e o seu eixo poderia «sofrer alguns abanões».
Mas porque temos Lua, o Verão começa hoje tecnicamente à hora de almoço, com as temperaturas a acompanhar a estação do ano, tendo em conta que as nuvens altas previstas para hoje são o último resquício da instabilidade da última semana, prevendo o Instituto de Meteorologia, para quinta-feira, céu limpo e subida da temperatura.
Um período marcado pelos dias de sol, o primeiro dia do Verão é também o Dia do Relógio de Sol, o mais antigo e infalível instrumento de medir o tempo." in www.portugaldiario.iol.pt / Foto: Vanda (Nasceu o dia em Carcavelos)

19 junho 2006

Já estava na altura...

Tenho andado um pouco desaparecida daqui, mas hoje não pude deixar de passar em branco este dia e marcar com extrema importância... não sei se lembram de um POST que coloquei no 1º mês deste Blog, sobre o carro da minha amiga "Rute" (nome fictício, porque a proprietária não quer represálias). Recebi hoje um email da "Rute" no qual o subject era o seguinte: "Boommm diiaaaaaaaaa!!!!", logo numa 2ª feira às 9h10m AM... yeah, right...
De facto foi uma notícia emocionante, visto que a menina finalmente limpou o seu carrinho, o qual já teve como proprietária uma "piquena" aranha que se deve ter mudado. Acho que vou telefonar para o jornal Destak (esse grande jornal) para lhes dar a notícia em 1ª mão... já estou a ver a manchete "APÓS 5 ANOS, RUTE PERDE A CABEÇA". E depois a notícia desenvolve-se por aí fora "... até a mãe ficou emocionada (ficou mesmo!), não se conteve e foi a olhos vistos, perturbada que estava agarrou sua filha com ternura..."; entretanto, os populares à porta de sua casa, faziam por sua justiça uma marcha até à Assembleia da República em forma de protesto por a lei demorar tanto tempo a resolver casos difíceis, tais como os proprietários zelarem pelos seus bens móveis. Haviam gritos na manifestação, que passo a citar um exemplo: "A LUTA CONTINUA, CARRO LIMPO NA RUA!!"

01 junho 2006

Dia da Criança

"xou muito lindo!" foi um email especial de uma pessoa especial, que recebi hoje... o Dia da Criança é todos os dias e todos ainda somos, apesar de termos perdido muito da nossa inocência. Pelo menos tento conservar a minha maneira de ser e de estar.
Já como dizia uma pessoa minha conhecida: "tudo o que é pequenino tem graça, menos o pão..." :-)