30 agosto 2007

Barcelona

E lá fomos a caminho de Barcelona... este era o dia tão esperado, estava nas nuvens!
Foi aqui que ficámos hospedados, a reserva foi feita com 2 meses de antecedência e não teríamos ficado em melhor sítio - Barri Gótic - muito central. Phillippe foi muito simpático e esteve sempre tudo perfeito.
Logo à saída do Metro em La Rambla (estação Liceu), deparamos-nos com este Mercado "Mercat de La Boqueria". Considerado um paraíso de produtos alimentares, este mercado tem de tudo, desde fruta até leitões e lagosta suada.
Famoso pelas cores das frutas, saladas, sumos; frescos e coloridos... e pelos mini-bares onde servem petiscos.
Por ali perto ainda em La Rambla, encontra-se o Edifício Bruno Quadras, que outrora fora uma fábrica de guarda-chuvas, este edifício está decorado com guarda-chuvas. Pormenor de Dragão.
Por toda a cidade anda-se de bicicleta e Skate, seja na estrada ou nos passeios, há condições e ninguém resmunga!! Existe vários serviços de aluguer de bicicletas, mas este é o mais conhecido. Passa-se o cartão e pega-se numa bicicleta... existem vários apeadeiros onde podemos deixar, ir passear e depois pegar outra qualquer!
Vamos começar a nossa pequena mostra pela cidade, haveria muito mais para ver!! (pormenor de marco no chão, encontra-se espalhado em muitas ruas da cidade)
Casa Batlló - Esta casa, em La Mansana de la Discórdia representa uma alegoria da lenda de Sant Jordi e ilustra o nacionalismo de Gaudí. As varandas são esculpidas em forma de máscaras e representam os crânios das vítimas. A fachada revela o notável uso que o autor fazia da cor e da textura.
Pormenor da decoração de uma porta na casa Batlló
Telhado no terraço da Casa Batlló. Representa o dorso de um Dragão
La Pedrera (também conhecida por Casa Milà) - Completado em 1910, este bloco de apartamentos é uma das obras mais emblemáticas de Gaudí.
O telhado surrealista convertido em parque de esculturas tem chaminés que lembram guerreiros medievais e enormes ventiladores com formas orgânicas.
Sagrada Família - Símbolo da cidade e da sua herança modernista, esta igreja, uma pièce de résistance de Gaudí, eleva ao céu oito agulhas já construídas das doze que foram projectadas.
O imenso corpo central da igreja, ainda em construção, tem colunas inclinadas semelhantes a troncos de árvore com ramos estendidos para o tecto. O efeito é o de uma floresta de pedra.
Carrer del Bisbe - Uma rua medieval flanqueada pela gótica Cases dels Canonges (Casa dos Cónegos) e pelo Palau de la Generalitat, ambos ligados por uma ponte de Pedra com arco neogótica.

Museu Picasso - Carrer Montcada (entrada) - Este museu é dedicado a Pablo Picasso (1881-1973), o mais aclamado artista do séc.XX, e orgulha-se de ter a maior colecção de obras dos anos de formação deste artista.
Fundació Joan Miró - É um tributo a um homem cujo legado, como artista e Catalão, é visível por toda a cidade. Fundado em 1975 pelo próprio Joan Miró, o museu contém mais de 11.000 pinturas, estudos e esculturas deste artista. As cerca de 400 obras expostas traçam a carreira de Miró desde a fase surrealista dos anos 20 até às produções mais vanguardistas dos anos 60.
Park Güell - Declarado pela UNESCO Património Mundial em 1984.
Esta explosão de magia arquitectónica inclui azulejos trencadís - uma forma de arte decorativa que consiste em desfazer mosaicos e aproveitar os bocados para criar padrões.
Um banco sinuoso...

Arcadas góticas... (e cá estou eu a espreitar!!) ihihihihhiih

Pavilhões fantasistas... A jovialidade e o simbolismo de Gaudí dominam o parque.
Casa-Museu Gaudí - Onde o artista viveu 20 anos, é dedicada à vida deste arquitecto.
Ao fundo - Torre Agbar - 144 metros, 4.400 janelas, e gera energia para manter o edifício.
Museu Nacional d'Art de Catalunya - Possuidor de uma das mais importantes colecções de arte medieval do mundo, o MNAC ocupa o majestoso Palau Nacional - estilo Neobarroco. A galeria de arte românica é a atracção principal, com frescos provenientes de igrejas dos Pirenéus (sé. XI e XII) colocados em réplicas das abóbodas e absides originais.
Abaixo das cascatas e das fontes que descem do Palau Nacional vê-se a Font Màgica concebida por Carles Buigas para a Exposição Internacional de 1929.
Arc de Triomf - entrada para o Parc de la Ciutadella, o maior parque paisagístico de Barcelona, onde fica o Zoo, o parlamento Catalão, dois museus (Zoologia e Geologia) e um lago com barcos, além de um café no Hivernacle (estufa de Inverno), às vezes com música ao vivo.
Zoo de Barcelona.



Delphinário.
Praia de San Sebastià e Barceloneta.
No final do dia, seguimos caminho para onde o Colom (Cristóvão Colombo) nos indica. Depois de La Rambla abaixo e La Rambla acima, nada como ir passear e ver o Pôr-do-Sol na Rambla de Mar em Port Vell, para terminar os dias, que, acreditem, foram cansativos!!! E isto é uma pequena amostra, porque ao todo foram umas 800 fotos! :-)