21 junho 2006

Dia mais longo do ano

"Tempo de férias, calor e sol, o Verão chega hoje às 13:26, para ficar até à madrugada de 23 de Setembro, e «traz» com ele o dia mais longo do ano.
Hoje o sol nasce ainda na Primavera, às 06:12, e só vai desaparecer no Verão, às 21:05, começando os dias a diminuir já a partir de quarta-feira, até ao solstício de Inverno, a 22 Dezembro, quando os dias são os mais curtos do ano.
Esta é também a época em que a terra está mais afastada do Sol, o que à primeira vista parece um contra-senso já que a estação se caracteriza, habitualmente, por dias mais quentes.
Tudo isto se deve, como explicou à Agência Lusa o director do Observatório Astronómico de Lisboa, Rui Agostinho, à inclinação do eixo da Terra, um fenómeno que faz com que hoje, quando começa o Verão no hemisfério Norte (o nosso), comece o Inverno na parte Sul do planeta.
E nos pontos mais afastados do equador, nos pólos, a diferença entre os dias e as noites é ainda maior. Se no pólo Norte se vive agora «o Sol da meia-noite», a Antártida está agora sob uma longa noite polar.
Ainda assim, lembra Rui Agostinho, a Terra é um planeta privilegiado, onde o seu eixo se mantém estável há milhares de milhões de anos. Urano, por exemplo, tem um eixo de rotação muito mais inclinado. E em Marte os dias e as noites são sempre iguais porque não há inclinação no eixo do planeta.
E para essa estabilidade quem mais contribui é a Lua. Segundo Rui Agostinho, sem ela a Terra sofreria maiores influências dos outros planetas do sistema solar e o seu eixo poderia «sofrer alguns abanões».
Mas porque temos Lua, o Verão começa hoje tecnicamente à hora de almoço, com as temperaturas a acompanhar a estação do ano, tendo em conta que as nuvens altas previstas para hoje são o último resquício da instabilidade da última semana, prevendo o Instituto de Meteorologia, para quinta-feira, céu limpo e subida da temperatura.
Um período marcado pelos dias de sol, o primeiro dia do Verão é também o Dia do Relógio de Sol, o mais antigo e infalível instrumento de medir o tempo." in www.portugaldiario.iol.pt / Foto: Vanda (Nasceu o dia em Carcavelos)